Em Kalungas e Indígenas: Raízes do Brasil, exposição da fotógrafa Franca Vilarinho, faz-se um convite a explorar um universo onde a história se entrelaça com o presente e as tradições ancestrais continuam a ecoar em meio às realidades contemporâneas. Na mostra, que cumpre temporada no Espaço Cultural Renato Russo de 26 de agosto a 19 de outubro, cada imagem busca preservar identidades e visões de mundos, em uma jornada visual pelos povoados originários e revela a essência da vida cotidiana, destacando seus rituais, crenças e culturas ancestrais.
Franca acompanha e convive com o povo Kalunga há 20 anos, com quem construiu fortes laços de amizade. Participa das festas, organiza campanhas de donativos, viu a primeira escola ser construída, assim como a chegada da luz. Suas imagens e retratos têm contribuído para o reconhecimento dessa gente.
A exposição traz, também, retratos de indígenas participantes dos ATL – Acampamento Terra Livre, a maior mobilização dos Povos Indígenas. Há 15 anos, a fotógrafa captura a diversidade ali concentrada: das ricas pinturas corporais à arte plumária, passando pelos rituais, de forma a ecoar os cantos e as batalhas desses povos.
“Ao acompanhar o cotidiano e as celebrações dessas comunidades, fui chamada a refletir sobre a importância de preservar e valorizar traços culturais herdados de nossos antepassados.” —Franca Vilarinho
Reflexão que busca passar em suas imagens, de maneira a provocar no espectador o reconhecimento e respeito à diversidade cultural, além da inclusão e do diálogo intercultural em uma sociedade cada vez mais padronizada.

Kalungas e Indígenas: Raízes do Brasil, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, convida o visitante a transcender a percepção simples ou momentânea. Uma vez que é o resultado de anos de vigilância e comprometimento, empregando a fotografia como um recurso deliberado para promover mudanças sociais.
Ao percorrer a galeria, Franca convida o visitante a se permitir apreciar cada detalhe, cada símbolo presente nas fotos. Franca Vilarinho, além de fotógrafa, é jornalista e professora de artes.
“Deixe-se envolver pela beleza e autenticidade dessas tradições vibrantes. Mergulhe nesse universo, não apenas como espectador, mas como alguém que busca descobrir e aprender.” —Franca Vilarinho
Nos contou a a artista, que destaca o desejo de que as imagens:
“Possam inspirar respeito, admiração e um olhar mais atento a culturas que ainda resistem e florescem em cada canto do Brasil.” —Franca Vilarinho
Serviço: Exposição Kalungas e Indígenas: Raízes do Brasil, no Espaço Cultural Renato Russo. Endereço: Comércio Residencial Sul 508 Bloco A. Temporada: de 26 de agosto a 19 de outubro. Visitação: de terça a domingo, das 10h às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa: livre para todos os públicos.